Extremoz tem repasse zero do FPM


Município faz replanejamento financeiro para driblar a falta de recursos

Extremoz está entre as 30 cidades norte-riograndenses que tiveram repasse zero no 1º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de abril, pago na última  sexta-feira ( 08/04).  A queda nos repasses - que têm sido constantes - mantém as cidades em situação preocupante, prejudicando as finanças municipais e diminuindo os recursos para investimentos. 

O saldo zero ocorre quando não sobra dinheiro depois que é feito o recolhimento obrigatório para os fundos da Educação e da Saúde, do Pasep e das obrigações previdenciárias. De modo geral, se comparado ao mesmo período de 2015, a redução foi de 13,42%, segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

Segundo o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, o que tem ajudado o município é a renda advinda do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) já que no inicio de sua gestão houve um planejamento para recadastramento dos imóveis.  “Isso está nos sustentando. Estamos nos virando para manter as contas em dia porque nunca tivemos tantas dificuldades. Mantemos a perseverança e determinação para driblar a crise”, comentou ele.

O gestor refez os planejamentos financeiros para amenizar os efeitos da redução dos recursos. Administrativamente vem dando certo, tanto que muitas obras vêm sendo tocadas (próxima semana, por exemplo, será entregue a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardins de Extremoz) e até um projeto de aumento para o funcionalismo já foi enviado à Câmara Municipal.

Assecom PME

Postagens mais visitadas deste blog

A beleza dos 15 anos de Marina Boggio

Novo Complexo Ovelha Negra Tattoo de Segundo Tattuer

Leitura nas férias: conheça a Biblioteca Municipal Dona Militana