Parceria com Prefeitura garante ensino de qualidade a distância
Com cerca de 3800 alunos, o Polo Universitário de São Gonçalo/UAB - Cederj (Centro de Educação a Distância), uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado, vem dando o suporte adequado para a
formação acadêmica de milhares de pessoas. Localizada dentro das instalações do Ciep 250 (Rosendo Rica Marcos), no Gradim, a unidade fica às margens da BR-101, o que facilita o acesso aos estudantes.
Sob direção de Clayde Mara da Silva Venâncio e com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Educação, o polo vem se destacando na modalidade a distância pela excelente qualidade de ensino. Também por isso, o local atrai alunos de municípios vizinhos, como Niterói e Itaboraí, bem como da Região dos Lagos. É o que explica a diretora da unidade.
"Muitos não tinham expectativa de nada na vida, principalmente as pessoas com mais idade e quando chegam aqui, abrem um universo inexplicável e retomam suas vidas com alegria. Destaco os alunos do curso de Tecnólogo em Segurança Pública, muitos ligados à Segurança Pública do Estado, que relatam a mudança em seus comportamentos no dia dia do trabalho. Hoje, muitos já fizeram sua graduação e mestrado e exercem a função de tutores aqui na Universidade", declarou Clayde Mara.
Com laboratórios bem equipados, o Cederj oferece os cursos de Licenciatura em Microbiologia, Química, Física, Ciências Biológicas, Turismo, Matemática, Administração, Tecnologia da Computação, Engenharia de Produção, além de Tecnólogo em Seguração Pública. Neste semestre, o polo abriu turmas de Ciências Contábeis. Para o próximo ano serão oferecidos os cursos de Designer Gráfico e Biblioteconomia.
Para Viviane Araújo, 38 anos, aluna do sétimo período de Licenciatura em Ciências Biológicas, a escolha pelo ensino a distância se deu pelo seguinte motivo: "Por proporcionar a quem trabalha, tem marido, filhos, a flexibilidade na hora de estudar. Pela facilidade do ensino, por ser uma universidade semi-presencial, não é totalmente a distância, outro atrativo é por ser um consórcio das melhores universidades públicas, que oferece uma plataforma para acessar o conteúdo da universidade. O ensino é de muita qualidade, não perde nada para uma faculdade presencial, já fiz uma e aqui consegui realizar esse sonho de muito tempo, foi uma abertura de portas, hoje trabalho com três turmas do segundo segmento, e tudo só foi possível por conta do CEDERJ, e no final do ano estarei concluindo a minha formação profissional", declarou Viviane Araújo.
Para Andreia Costa, 42 anos, aluna do segundo período de Licenciatura em Ciências Biológicas, o motivo de estar cursando o EAD foi: "A vontade de fazer uma segunda graduação. Sou formada em administração de empresas, decidi voltar a estudar, fazer outra faculdade. Fiz o pré-vestibular social do CEDERJ, prestei o concurso e fui aprovada e comecei a gostar da área de biologia. Com a aprovação para o Polo Universitário, veio a dúvida por ser ensino a distância, mas decidi seguir em frente, ver como funciona e pude comprovar que não é totalmente a distância, tem aulas durante a semana, aos sábados aulas práticas nos laboratórios, é uma experiência nova, mas muito positiva", finalizou a estudante.
Muitos dos alunos cursaram o pré-vestibular social e depois fizeram a prova e foram aprovados no vestibular do Cederj, que é realizado duas vezes ao ano, em novembro e junho. O consórcio Cederj é formado pelas seguintes instituições: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
Fonte: Semed
Foto: Girley Oliveira