Mulheres em Natal protestam contra a cultura do estupro
Mulheres em Natal contra a cultura do estupro |
Na tarde deste sábado (28), um grupo de mulheres(maioria jovens) se reuniram num ato de protesto no bairro da Ribeira como repúdio contra a cultura do estupro. Após uma jovem de 16 anos ter sido violentada sexualmente por cerca de trinta homens em um bairro do Rio de Janeiro, as redes sociais, grupos de mulheres e feministas criaram fôlego para unir a dor, o descaso e desrespeito contra nós mulheres .
A cultura do do estupro é uma forma machista de querer amenizar o estupro e responsabilizar a culpa para a vítima. Entre outras frases idiotas, machistas e outras desculpas para a violência e desrespeito a vítima: "Se não tivesse de roupa curta, não teria acontecido"; "Quem mandou sair pra aquela festa"; e por ai vai...
Enquanto as mulheres, resta-nos continuar lutando contra o preconceito, machismo e o direito de sermos livres. "O medo é o sentimento maior que nos acompanha". falou uma jovem estudante de 17 anos que participava das discussões .
Apesar de um número pequeno, mas era notório a preocupação e revolta das presentes sobre a bábarie do Rio de Janeiro. A deputada federal Fátima Bezerra, a ex-secretária adjunta de Administração de Natal - Elma Souza e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres-SEMUL/Natal, a psicóloga Aparecida França estiveram presentes apoiando o ato.
A organização do evento foi realizado pelo grupo #TudoPorElas que elencaram alguns questionamentos entre todos que estavam presentes.A mobilização teve início Às 16h finalizando com o deslocamento de uma caminhada do grupo até a rodoviária com o registro de grande roda de ciranda como forma de registro para o protesto.