Projeto “Educar para o Turismo” contempla mais uma escola com o city tour educacional
O projeto “Educar para o Turismo” promovido pela Prefeitura do Natal, através da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) realizou nesta terça-feira (dia 30), pela manhã, mais um passeio turístico educacional e de inclusão social com 47 crianças da Escola Municipal Laura Maia, localizada na praia do Meio.
O objetivo do projeto é promover a inclusão social infanto-juvenil para os jovens na faixa etária de 14 a 17 anos da rede municipal de ensino, através da história da cidade, interagindo e conhecendo os principais pontos turísticos da cidade onde vivem. Para o secretário Fernando Bezerril este é um programa atua junto a uma clientela muito especial, passando para os alunos a importância que o turismo tem, levando-os com apoio de professores, guias turísticos e técnicos da Seturde neste passeio educacional. “Através de algumas sondagens que fizemos durante a elaboração do projeto, identificamos que muitas crianças e adolescentes na nossa cidade não conhecem os principais pontos turísticos da cidade, muitos deles nunca viram nem o mar. Parece inimaginável isso, tendo em vista que moramos numa cidade com tantas praias, mas é verdade”, explicou Bezerril.
Os alunos foram recepcionados pelo secretário Fernando Bezerril e pela diretora da Escola Laura Maia e pela guia de turismo Iacy Vasconcelos, que os acompanhou durante todo o trajeto, passando as informações necessárias e tirando as dúvidas dos alunos. Segundo a diretora da escola, Ana Horácio, ter a escola como uma das escolhidas para participar do projeto foi uma surpresa. “Nós não tínhamos conhecimento do projeto e quando soubemos ficamos muito felizes, pois muitas de nossas crianças têm familiares que já trabalham no turismo de maneira informal, vendendo produtos e alimentos nas praias aqui do entorno, mas até então elas não veem isso como um trabalho. Será uma oportunidade também de iniciarmos um novo projeto na escola tratando sobre a importância deles aprenderem uma nova língua, para facilitar o contato com os turistas e ter novas possibilidades de trabalho”, afirmou Ana.
O projeto Educar para o Turismo, que tem concepção e gerenciamento da Argus Eventos de Turismo, já contemplou outras três escolas da rede municipal: Quarto Centenário (Petrópolis), Celestino Pimentel (Cidade da Esperança) e Josepha Botelho (Vila de Ponta Negra). Após os city-tours, os alunos receberão cartilhas com informações básicas e códigos de conduta para atuação no setor de Turismo. Serão atendias duas turmas de 50 alunos por mês, beneficiando mil alunos capacitados com informações turísticas até junho de 2014. Os alunos recebem camisetas alusivas ao evento e são também fornecidos lanches.