Secretaria de Turismo de Natal apresenta pesquisa de demanda turística
Segundo pesquisa de demanda turística realizada pelos técnicos da Secretaria de Turismo de Natal (Seturde) no mês de junho, nas praias de Ponta Negra e do Meio (com abrangência nas praias de Miami, Areia Preta e do Forte) utilizando os boxes de informações turísticas da secretaria, mostram que 31% das consultas feitas foram de turistas internacionais, no turismo nacional, o maior percentual ficou com o Rio de Janeiro, 18%; São Paulo, 16%; Rio Grande do Sul, 11% e Fortaleza, 5%. Os hotéis são os principais meios de hospedagens utilizados.
Para o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril o objetivo da pesquisa realizada mês a mês, é para identificar quem são os turistas que visitam a cidade. “Temos uma boa amostragem realizada nos nossos boxes de informações que servirá como referência para trabalhar nosso destino turístico”, disse.
Pesquisa da praia de Ponta Negra
As respostas dos turistas quando perguntados qual o meio de transporte utilizado, mostra que 90% chegam a Natal, através do avião; 7% utilizam o carro e apenas 3% o ônibus. No item hospedagem: 80% utilizam o hotel; 14%, pousadas; 6% casas de parentes e 1% outros meios (albergues, timeshare, etc). A predominância do público atendido é dos homens para obter informações sobre a cidade com 72%; seguido do público feminino, com 18% e casal, 10%. Já a faixa etária dos visitantes, mostra que 49% está entre 20 anos e 39 anos; 42% entre 40 e 60 anos e apenas 9% acima de 60 anos.
Praia do Meio
A praia do Meio registra o maior número de turistas do Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará), com a preferência de 65%; São Paulo, com 12% e região Sudeste 10% e igual percentual para internacionais vindos da Argentina e da Espanha.
Sobre o motivo que levaram os turistas a se valerem do box de informações, fica demonstrado a procura por mapas turísticos da cidade, roteiros sobre transportes urbanos, guias gastronômicos, onde localizar bugres para passeios, horários e preços para visitação de prédios públicos.