Encerramento do 21º FestNatal


O encerramento do 21º Festival de Cinema de Natal, aconteceu neste domingo (11), em uma sessão pra lá de especial com a exibição do documentário "Tancredo Neves, a travessia", do diretor Silvio Tendler e que contou com a presença de várias autoridades, inclusive o pmdebista e patrono do Festnatal, o Ministro da Previdência Garibaldi Alves e o Presidente de Honra, o Deputado Federal Henrique Alves, ambos homenageados pela organização dos jurados como parceiros do evento. O documentário de longa-média metragem, esmiuça parte da história do Brasil com a participação de vários políticos relatando a relação de amizade entre Tancredo Neves e o ex-presidente Getúlio Vargas, passando pelas movimento Diretas Já até a finalização de sua vida, com a eleição para presidente do Brasil, cujo Tancredo nunca assumiu.
Milton Alencar Jr.
Após a exibição, foi realizada homenagens aos colaboradores e  filmes, diretores e atores escolhidos para premiação  do Troféu Estrela do Mar:

Filmes de ficção – longa metragem - Seleção oficial
Melhor Filme – “Malu de Bicicleta” – direção de Flávio Tambellini.
Melhor Atriz – Leandra Leal, pelo filme “Estamos Juntos”.
Melhor Ator – Cauã Raymond, pelo Filme “Estamos Juntos”.
Melhor Atriz Coadjuvante – Dira Paes, pelo filme “Estamos Juntos”.
Melhor Ator Coadjuvante – Lee Taylor, pelo filme “Estamos Juntos”.
Melhor Direção – Ana Luiza Azevedo, pelo filme “Antes Que o Mundo Acabe”
Menção Honrosa: para o filme “Antes Que o Mundo Acabe”, da diretora Ana Luiza Azevedo.
Prêmio Oficial do Júri Oficial: para o filme “Um Sonho Bollywoodiano”, da diretora Beatriz Seigner

Curta Nordestino

1° lugar – O Silêncio do Mundo (CE).

2° lugar – Antoninha (PB).
Julio Protasio
3° lugar – A Cura (RN).


Mostra Vidas na Tela (documentário de longa metragem)

Menção Honrosa – filme “Rock Brasília – Era de Ouro”, do diretor Vladimir Carvalho.

Prêmio Especial do Júri Oficial – para o filme “Lembrar Para Não Esquecer”, do diretor Milton Alencar Júnior.

Melhor Documentário – “Tancredo Neves – A Travessia”, direção de Silvio Tendler.

Agradecimentos:

O jornalista Valério Andrade, diretor geral do FestNatal, em seu discurso  de agradecimento enfatizou o apoio da Prefeitura do Natal como  ponto favorável ao festival, como também destacou a participação do vereador Júlio Protásio (PSB), diretor executivo do FestNatal que  diversas vezes viajou com Valério para  Brasília no desejo incessante  em conseguir o apoio financeiro que infelizmente por questões burocráticas, não conseguiram ser realizados, apesar do empenho do Deputado Federal Henrique Alves (PMDB) .

Julio Protásio disse que apesar das dificudades  contou com o apoio cultural de algumas empresas e instituições, são elas, Potigás, Sesc, Câmara Municipal do Natal, 98fm, Rádio Jovem Pan, Inter TV Cabugi, Secretaria de Comunicação (SECOM), Assembléia Legislativa, Banco do Nordeste e  Clínica Alvaro Benevides.

 
Micarla de Sousa
A prefeita Micarla de Sousa ressaltou a importância do festival no calendário natalino da cidade e assumiu mais uma vez o apoio no próximo no 22º FestNatal. A Fundação Capitania das Artes (FUNCART), fez duas homenagens com placas honrosas no pátio da fundação ao crítico de cinema e escritor Alfredo Sterheim e ao diretor de cinema Vladimir Carvalho.

O cinema Potiguar também deve a sua particiapação com o filme, "Minha bolsa Mágica", da escritora Monalisa Silvério, a pequena autora que escreveu o seu primeiro livro aos 9 anos de idade e fez sucesso no festival. Entre os convidados estavam presentes a atriz Débora Duboc, o ator Diogo Picchi, que participou do curta “O Leilão” e a embaixatriz do Festival , representante  do Rio de Janeiro, Selma Dantas.
O FestNatal deixou marcas com filmes que mexeram com a emoção do público. A organização do festival espera que a próxima edição possa contar com um maior patrocínio. Enquanto não chega a 22º edição do Festival de Cinema de Natal, fica a lembrança das imagens da semana.

Fotos:





















































    Postagens mais visitadas deste blog

    A beleza dos 15 anos de Marina Boggio

    Novo Complexo Ovelha Negra Tattoo de Segundo Tattuer

    Leitura nas férias: conheça a Biblioteca Municipal Dona Militana